UnB desenvolve programas para moradores de Brazlândia

25 05 2009

Por Daniele Ramos

Reforço escolar de Física

Reforço escolar de Física


A diretoria técnica do Decanato de Extensão da UnB (DEX) vem adotando medidas para fortalecer e incentivar a relação da universidade com a sociedade do Distrito Federal.
Os moradores de Brazlândia, São Sebastião e Gama já participam dos projetos desenvolvidos nos Núcleos de Extensão inaugurados desde o ano passado. Esses núcleos são espaços abertos permanentemente para atender as comunidades, democratizando o acesso a cultura, educação ambiental, política e social, além de incentivar os jovens recém saídos do ensino médio a ingressar na universidade.
O principal objetivo da UnB é promover a integração do ensino das artes, da pesquisa e do desenvolvimento social às comunidades, através dos programas, projetos e oficinas. Com isso, fomentar o diálogo permanente, fortalecendo a cooperação entre todos os envolvidos.
Os benefícios não são apenas para os moradores da cidade. Os universitários encontram nos núcleos um espaço para colocarem em prática todo o conhecimento adquirido, enriquecendo seus processos acadêmicos e, acima de tudo, exercendo a cidadania para o bem comum.
De acordo com a coordenadora de programas e projetos, Eliane Santos, o Decanato tem vários projetos em fase de implantação. “A maioria dos cursos e oficinas estão voltados para jovens e adolescentes entre 15 e 24 anos”, afirma Eliane.
Estão previstos para o segundo semestre de 2009 iniciativas voltadas para a consciência ambiental e sustentabilidade. Entre eles, o Projeto Formação de coletivos educadores na Bacia do Descoberto, Sala Verde, e Veredas Aberta, além de oficinas sobre aquecimento solar. Outra iniciativa é a Agroecologia, que pretende auxiliar os participantes na elaboração de hortas escolares.
Além da Unb, o Ministério da Educação, a Secretaria de Estado de Educação vinculada ao GDF, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Ritla e Sangari Brasil são colaboradores do Programa Escola Aberta, que realiza oficinas durante o fim de semana. Em algumas escolas públicas do país.
Aos interessados, a sede do Núcleo de Extensão em Brazlândia fica no Setor Veredas, quadra 3. Os projetos, cursos e oficinas são oferecidos de segunda a sábado, nos turnos manhã e tarde. Mais informações pelo telefone 3307-2612.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: