Capital brasileira se prepara para receber o mais moderno modelo de transporte público do mundo

29 09 2009

Por Michele Vieira

Brasília está mais próxima de se tornar a primeira cidade na América Latina a ter um sistema de transporte público moderno. Trata-se do veículo leve sobre trilhos (VLT).

O governador José Roberto Arruda autorizou as obras durante exposição do VLT, no dia 7 de setembro, onde a população teve a oportunidade de conhecer o modelo do novo transporte. Na ocasião, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, marcou o compromisso de financiamento da primeira etapa da obra pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), que ligará o terminal da Asa Sul ao Brasília Shopping, início da W3 Norte. Segundo o secretário de Transportes, Alberto Fraga, haverá transtornos durante as obras, mas os benefícios serão maiores.

Outros dois trechos fazem parte da linha. O trecho 1, que liga o aeroporto ao Terminal da Asa Sul. E o trecho 3, que começa no Brasília Shopping e chega ao fim no Terminal da Asa Norte.

Mas desde que anunciado o projeto, a implantação do novo transporte vem causando polêmica por causa da liberação de licença ambiental. O segundo e o terceiro trecho já foram autorizados, falta apenas licenciamento da linha que ligará o aeroporto ao Terminal da Asa Sul.

As obras na W3 Sul já iniciaram. A Secretaria de Transportes do DF está tratando primeiro do centro de manutenção e aguardando o transplante das árvores, para dar andamento às obras, no máximo em dez dias. Para mais informações, consultem o site do VLT.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: